O Laboratório de Patologia Adonis Carvalho, um dos pioneiros em diagnóstico histopatológico no Brasil, iniciou sua história em 1955 através da atuação do médico patologista Dr. Adonis Reis Lira de Carvalho (1928 – 2014), que inspirou e preparou gerações de patologistas com atividade em Pernambuco e fora do Estado. Teve como modelo de procedimentos o Departamento de Patologia do M.D. Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, em Houston (EUA), onde Dr. Adonis Carvalho fez Residência Médica, como bolsista do Institute of International Education de Nova Iorque, EUA.
Referência em diagnóstico de qualidade e reconhecido pelo seu papel inovador dentro da Patologia, foi reconhecido no Exterior quando a International Academy of Pathology (IAP), comemorando o seu Centenário, em Québec, Canadá, publicou um livro relatando os últimos 100 anos da Patologia no mundo, dando-lhe o devido crédito pelo trabalho desenvolvido no Brasil (Cf. International Academy of Pathology: Scientific Medicine in the Twentieth Century, Robin A. Cooke, Ed., 2006, p. 55-56.)[http://www.worldcat.org/oclc/225190469].
Missão: prestar serviços de Anatomia Patológica com precisão e foco no paciente.
O Laboratório Adonis Carvalho é, também, referência no exame peroperatório para o diagnóstico imediato (congelação), que permite a conduta pertinente sem necessidade de uma segunda cirurgia para o tratamento definitivo, e no exame imuno-histoquímico, na classificação do tumor e definição devalor-prognóstico e preditivo ao tratamento.
Sua equipe médica, que já alcança a terceira geração, é tradicionalmente conhecida pela excelência em diagnóstico e pela formação profissional de âmbito internacional, obtendo lugar de destaque em consultoria histopatológica. Investindo sempre na qualidade, conta com equipamentos modernos e de alta tecnologia, a exemplo do criostato, padrão-ouro para realização de exame de congelação, e da ventana BenchMark ULTRA, sistema automatizado para coloração de lâminas.